Saltar Para o Conteúdo
Selecionar Resort
pt
en
ReservarReservar

A Festa da Flor é o evento mais emblemático e colorido da Madeira. Todos os anos junta milhares de visitantes, e em 2023 não será exceção.

O evento arranca a 27 de abril, no centro do Funchal, sob o tema ‘Madeira, a magia das flores’. Com inúmeras atividades que celebram a primavera, a Festa da Flor decorre até dia 21 de maio e é ideal para todos os que procuram conhecer a magia desta ilha portuguesa conhecida pela sua natureza ímpar.

Este ano o cartaz conta com 37 concertos, 40 atuações de grupos folclóricos, peças de teatro e oficinas da flor, entre outras atividades. Vamos, agora, dar-lhe a conhecer algumas das tradições do festival, assim como as atrações mais conhecidas.

Muro da Esperança

É aqui que cerca de mil crianças, após o cortejo infantil, percorrem algumas ruas do Funchal até chegarem à Praça do Município para colocar flores no Muro da Esperança, num apelo simbólico à paz. Acompanhadas pelos pais, tios ou avós, a tradição dita que a flor deverá ser colhida nos quintais das casas de cada criança.

Como a iniciativa já acontece desde 1979, são várias as gerações que já participaram neste evento que apela à paz e simboliza a pureza dos mais novos.

Tapete das flores

Este evento, ligado às festas religiosas, consiste na “construção” de peças de tapeçaria por parte dos madeirenses ao longo de todo o percurso da procissão.

O caminho, repleto de flores naturais e cheias de cor, é uma imagem a que todos gostam de assistir e, ano após ano, os madeirenses têm-se envolvido cada vez mais nesta iniciativa, aperfeiçoando os tapetes com diversos padrões e apostando na plantação de flores específicas utilizadas apenas para estas celebrações.

O desfile e os clássicos

O deslumbrante desfile da Festa da Flor prende a atenção de muitos, enquanto os carros alegóricos de flores cativam o público ao som de temas musicais sempre alegres.

Este ano acontece a 30 de abril e decorre na Avenida do Mar. Representa meses e meses de trabalho por parte dos madeirenses para aperfeiçoar os trajes a rigor. Se não tiver bilhete (que é gratuito), é melhor chegar cedo, porque odesfile tem lugares limitados.

Caso não consiga ir, a boa notícia é que poderá assistir ao vivo através da webcam da Marina do Funchal.

Já o desfile Automóvel Clássico da Flor da Madeira acontece no dia 7 de maio, aliando o glamour das viaturas clássicas às coloridas flores madeirenses, e conferindo assim uma vertente automobilística em que visitantes e residentes têm uma oportunidade única para admirar alguns dos melhores veículos da região.

Madeira Flower Collection

Na Quinta da Magnólia, os dias 13 e 14 de maio são dedicados à promoção do setor da moda regional, permitindo aos estilistas apresentarem as suas criações cujo tema, adivinhe, são as flores.

Está prevista a exibição de peças de dez criadores que, após o desfile, irão ficar expostas ao público até ao fim do festival.

Estas são algumas das dezenas de atividades que poderá assistir/ experimentar na ilha da Madeira, caso a visite entre o dia 27 de abril e 21 de maio. A edição deste ano da Festa da Flor vai contar com a colaboração de cerca de 3.600 pessoas, das quais mais de 1.700 vão desfilar em 13 carros alegóricos.

Para ficar a par de todo o programa do evento, deixamos-lhe o cartaz oficial da Festa da Flor, onde poderá consultar os horários, as moradas e todos os festejos que vão decorrer ao longo de quase um mês de festa.

Nesta fase do ano, turistas de todo o mundo escolhem o VidaMar Hotels & Resorts Madeira para ficarem hospedados. Em 2023, a lotação está quase esgotada, mas ainda vai a tempo.

Junto ao centro do Funchal e perto do aeroporto, o VidaMar Madeira resort cinco estrelas tem todas as comodidades para quem quer viver esta experiência ao seu expoente máximo.

Para mais informações e reservas, contacte-nos:

vidamarresorts.com

+351 291 717 700

bookings@vdm.pt

Siga-nos também no Instagram em @vidamarresorts.

Share this article facebook twitter linkedin

Vidamar Hotels & Resorts

VidaMar-Hotels-Resorts-menu
ReservarReservar
Reservar
Stay Vida Mar